25/01/2022

Hoje vamos mostrar algumas especificações dos cooktops de indução, elétrico e a gás.

Vamos começar pelo:

– Cooktop à gás

Para quem quer sair do fogão tradicional sem mudar muito o dia a dia, ele é a melhor opção. A versão mais “tradicional” do fogão cooktop pode funcionar com o gás encanado ou o de botijão.

A instalação dele acontece da maneira simples, basta conectar a mangueira do gás de botijão ou a conexão do registro de gás encanado na saída do aparelho. Em alguns casos, pode ser necessário solicitar a conversão do seu eletrodoméstico ao fabricante.

No que se trata do uso, não há mistério, geralmente com acendimento superautomático ou automático (dois modos que necessitam de eletricidade para funcionar), essa categoria de cooktop tem fogo nos queimadores e grade metálicas para apoiar as panelas. Vale destacar que os modelos a gás são os mais baratos e os que consomem menos energia elétrica para funcionar.

– Cooktop de indução

O cooktop de indução gera calor por ondas eletromagnéticas que saem de uma corrente elétrica gerada por uma bobina de cobre dentro dele. Em outras palavras, vale dizer que ele só esquenta o que é compatível, ou seja: o que tem um campo magnético. É o contato entre uma superfície magnética com a superfície do fogão que vai tornar a transmissão de calor possível – e é por isso que as panelas para fogão por indução devem ser diferentes (de ferro fundido, aço inox ou com fundo triplo).

Também é essa tecnologia que faz o fogão de indução ser mais seguro, já que ele não esquenta a ponto de queimar a sua mão caso você toque nas bocas durante o uso. O cuidado ainda é necessário porque as panelas ficam quentes, mas o risco de acidentes é bem reduzido. A instalação do fogão por indução deve ser feita por um profissional que vai ligar o aparelho direto na rede elétrica da casa, sem a necessidade de tomadas.

Ele é um cooktop que traz mais segurança, porém mais cara do que os outros.

– Cooktop elétrico

O cooktop elétrico funciona com o calor gerado por uma resistência elétrica, como a dos chuveiros.

A instalação deles é simples, basta ligar o aparelho à tomada, como acontece com os outros eletrodomésticos espalhados pela casa. Esses modelos têm o acabamento plano, geralmente feito de vidro temperado ou com uma placa vitrocerâmica.

No caso do cooktop elétrico, o calor que passa para as panelas é gerado por diferentes resistências elétricas embaixo de cada uma das bocas. Ou seja: elas esquentam quando são acionadas, passam o calor para o vidro e, dali ele esquenta a panela para possibilitar a cocção. Ao usar um desses modelos é necessário tomar muito cuidado, mesmo que não haja fogo visível, a superfície esquenta e pode causar queimaduras na pele – por alguns modelos que são tão difíceis de serem usados.

E aí qual você vai escolher para ter na sua residência? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *