Quando pensamos em construir ou reformar a cozinha, nossas primeiras referências sempre são de revestimentos e móveis, não é mesmo? Mas as pias e cubas são uma peça importantíssima no ambiente, não só por sua funcionalidade, mas também na decoração.
Ao escolher pias e cubas para cozinha, é necessário levar em conta uma série de fatores e características. Afinal, qual é o melhor material? É melhor escolher um modelo simples ou duplo? Para responder essas e outras dúvidas, preparamos esse texto com algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor modelo para a sua casa. Confira abaixo!
1. Qual a diferença entre pias e cubas?
Talvez esse seja o seu primeiro questionamento ao ver esse texto: afinal, qual a diferença entre esses dois termos? Pias e cubas são a mesma coisa? Não, não são. As pias têm um design mais tradicional e são peças inteiras, ou seja, é como se fossem a união de cuba e bancada. Já as cubas são aquelas “caixas” abaixo da torneira, por onde escorre a água, e precisam ser acopladas às bancadas.
Sendo assim, as cubas são conhecidas por sua versatilidade, permitindo mais criatividade ao pensar na combinação de peças em relação a toda a decoração do ambiente.
2. Principais modelos de pias e cubas para cozinha
– Cubas de embutir
São o modelo mais comum e mais vendido no mercado, quase sempre feitas de inox. As cubas de embutir são coladas nas bancadas, que podem ser de diversos materiais, deixando o ambiente com uma aparência mais clean. Além disso, no dia a dia, são práticas e permitem que a água da bancada escorra mais facilmente.
– Cubas de sobrepor
Nesse modelo, as cubas são encaixadas na bancada com uma borda sobressalente. A principal diferença para as cubas de embutir é que ficam apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada.
– Cubas duplas
Muito recomendadas para famílias grandes e espaços com frequência de muitas pessoas, as cubas duplas são boas opções quando se costuma ter muitas louças, pois, além de serem maiores, permitem uma lavagem mais rápida. Atualmente, também é possível encontrar no mercado modelos mais reduzidos, perfeitos para cozinhas menores e bancadas estreitas.
– Pias de inox
Entre as pias, esse é o modelo mais tradicional e acessível. Feito totalmente com aço inoxidável, pode ser encontrada com uma ou duas cubas e em diversos comprimentos. Por ser somente uma peça, é um modelo prático, porém, tende a durar menos já que a bancada de inox é mais suscetível a amassados e arranhões ao preparar alimentos.
– Pias esculpidas
As pias esculpidas vêm se tornando uma tendência no mundo da decoração por deixar o espaço da cozinha mais moderno e sofisticado. Uma alternativa mais acessível e resistente é produzi-las com porcelanatos de grandes formatos.
Qual sua preferida? Espero que tenha te ajudado a escolher a melhor opção para seu lar.
Entre em contato com nossa equipe, eles irão te ajudar a escolher a melhor opção.