Ao planejar sua cozinha, você certamente se deparou com essa dúvida: vale mais a pena comprar um fogão ou cooktop? Quais são as vantagens e quais os pontos de atenção de cada um? Qual funciona melhor para a sua rotina e o seu projeto?
Vamos conferir juntos todas as informações e dicas para te ajudar a escolher entre fogão ou cooktop.
– Cooktop:
Moderno e com design inovador, o cooktop tem como principal característica vir somente com a “parte de cima” do fogão, sem o forno, e precisar do suporte externo de uma bancada – que pode ser de MDF, mármore, granito ou inox.
No mercado, é possível encontrar uma gama bem variada de cooktops, com diversos tamanhos e materiais. Além disso, existem três formas de aquecimento:
– A gás: mais comum, pode ser encontrado para GLP (o tradicional gás de cozinha, vendido em botijões) ou GN (gás natural encanado);
– Elétrico: possui uma superfície de vidro e funcionamento digital, com aquecimento similar a uma resistência de chuveiro;
– Indução: é o tipo mais moderno e seguro, pois não possui chama e sim um campo eletromagnético que gera calor quando em contato com a panela.
– Fogão:
Modelo mais tradicional do mercado, o fogão de piso tem como principal característica contemplar em um só eletrodoméstico o fogão e o forno. Sua estética é mais robusta e ele pode ser encontrado em dois tipos de materiais: inox e vidro temperado. A única forma de aquecimento desse tipo de fogão é a gás, podendo ser GLP (o tradicional gás de cozinha, vendido em botijões) ou GN (gás natural encanado).
O fogão de piso tradicional, algumas marcas oferecem produtos com timer digital e analógico, tripla-chama e sensores de pré-aquecimento. Além disso, ele pode vir com 4, 5 ou 6 bocas.
O que considerar ao escolher?
Entre fogão ou cooktop, é importante saber que não existe uma opção certa e, sim, a melhor para cada pessoa ou família. Portanto, na hora de escolher qual comprar, considere:
1) Sua rotina: você costuma fazer muita comida ou pouca? Quantas vezes por dia?
2) Seu espaço: o que fica melhor para garantir mobilidade e espaço na sua cozinha?
3) Seu projeto: qual você acha que vai ficar melhor esteticamente?
4) Voltagem: fornos elétricos muitas vezes só são encontrados com 220V, para alcançar a temperatura adequada;
5) Tipo de gás: observe se o fogão ou cooktop escolhido é para GN ou GLP e, se não, veja se é possível utilizar um adaptador – muitas marcas já têm à venda e devem ser instalados por um profissional qualificado e credenciado pelo fabricante.
Qual é a melhor opção para você?
Não está seguro para escolher?
Entre em contato com um de nossos consultores, iremos te ajudar!